segunda-feira, 8 de junho de 2009

Novidades!

Olá olá!
Pois é, tenho andado sem tempo e confesso, sem alguma paciência para actualizar o blog.
Com o finalizar do ano lectivo, tudo o que menos gosto de fazer é pôr-me em frente ao computador.
Mas vamos às novidades, na passada quinta feira fomos ao Dr e estivemos a ver a nossa menina.
Lá esteve vários minutos a olhar para nós, a mexer os bracitos e a esticar as pernocas.
A meio da ecografia, abriu e fechou a boca a avisar que iria dormir uma sestinha!
As medidas estão todas direitinhas, pesa 1190 gramas e mede 36 cm, que mulheraça!

Este Sábado, tivemos um jantar com um grupo de amigos que se mantém unido desde os tempos da faculdade e a pipoquita já namoriscou "in utero" com o priminho Santiago que vai nascer em Outubro.
Ainda bem que nos encontramos este Sábado, conversei vários minutos com a Mada, uma amiga que muito admiro, pelo exemplo de força e de coragem! Sugiro que visitem o seu blog (http://dehoje.blogspot.com/) e saberão ao que me estou a referir.
Durante a conversa, lembrei-me que à cerca de duas semanas, uma aluna minha de 4 anos, andou com um vírus denominado "Parvovirus", como nunca tinha ouvido falar dele, nem sequer fiz caso. Contudo a Mada lembrava-se de um diálogo com a obstetra dela, no qual este vírus tinha sido mencionado e fiquei com a pulga atrás da orelha.
Na net, o que encontrei sobre este vírus na gravidez foi o seguinte:

Parvovirose

É uma virose relativamente comum. Aproximadamente 50% das gestantes têm sorologia positiva para o parvovírus B19, evidenciando proteção contra esta infecção. Quando a infecção ocorre na gestação, a taxa de transmissão vertical é em torno de 33%.

Embora a maioria das infecções por parvovírus B19 não resulte em complicação materno-fetal, há casos graves descritos, como óbito fetal e hidropisia fetal não-imune (quadro de edema generalizado do feto). O feto parece ser vulnerável a esta infecção particularmente entre 16 e 28 semanas de gestação.

A pesquisa desta infecção está indicada nos casos de suspeita clínica (derrames pleurais, edema fetal, alterações de volume do líquido amniótico).

Não há tratamento para a gestante e não há vacina disponível para esta doença. O tratamento do feto com hidropisia é possível, acarretando em redução da morbidade e mortalidade fetal.

A imunização passiva, com imunoglobulina deverá ser considerada quando uma gestante susceptível for exposta a um paciente com esta infecção.

Ou seja, fiquei claramente alarmada e liguei ao médido. Vou fazer a serologia ao parvovirus e esperar que os resultados estejam bem, concerteza que vão estar!

Ahh em pincípio a pipoca já tem nome, irá ser Mafalda! Vamos ver se não mudamos até ao dia do nascimento!

Beijinho a todos (em especial à Carmina Rancatroços ;)

4 comentários:

  1. Parabéns pelas 28 Semanas de Grevidez.

    AInda bem que está tudo bem com a tua menina.

    Bjs e sempre que possível vai dando notícias.

    ResponderEliminar
  2. Paulita,
    Que fixe o teu blog.
    Obrigada pela referência ao meu.
    Gostei de ler o que pesquisaste sobre o parvovirus e li algumas coisas positivas:
    - podes até já ser imune (ainda que não saibas) e portanto não susceptivel à infecção.
    - ainda que não sejas imune a taxa de transmissão mãe-feto é relativamente baixa (33%) é mais baixa, por exemplo, do que no CMV.
    - o feto é mais susceptível de ser afectado por este virus entre a 16ª e a 28ª semana. Ora se já estás na 28ª semana então estás, em princípio, fora de perigo.

    Ou seja, coisas positivas... vai tudo correr bem.

    Acho, mais uma vez, que deviamos ter mais informações sobre estes malditos virus que nos ameaçam. Para quê a obsessão pela toxoplasmose, se há uma data de outros bichos que também ameaçam as nossas ervilhas??

    Bjs, fica bem tu e a pipoca.

    Mada

    ResponderEliminar
  3. Meu amor...que bom que já tem nome a nossa Mafaldinha e ainda bem que está tudo bem...também só podia estar, és a gravida mais bem disposta que já conheci e isso transmites de certeza a nossa pipoca, continua assim a tua alegria e boa desposição é contagiante e faz-me ter muito orgulho em ser tua amiga.Beijo!!!

    ResponderEliminar
  4. ola!!

    estava a ver q nunca mais actualizavas!! Houve um epidemia recentemt no porto e arredores de parvovirus. A minha colega de escola gravida tb ficou mt preocupada e meteu baixa, mas n houve problemas, por isso faz tranquilamt o exame q ta td bem d certeza!!

    beijokas!!

    ResponderEliminar